Quando falamos de serviços de apoio ao cliente e telemarketing de excelência, uma parte crucial é a formação constante das equipas designadas a cada projeto.
A formação não inclui apenas regras básicas de etiqueta e comunicação com o cliente, como também:
· Métodos de contacto específicos para cada marca;
· Briefing detalhado sobre cada produto ou serviço;
· Formação de Software e Hardware.
· Histórico e objetivos da empresa parceira.
Para formar uma equipa de contact center de excelência que procura superar objetivos, é essencial garantir:
1 | Sessões de Formação Regulares
É fundamental reforçar a importância de formações regulares. Dado que a estratégia e os objetivos do cliente mudam e evoluem periodicamente e é essencial que a equipa esteja em constante formação de modo a acompanhar os desafios diários e alcançar os melhores resultados.
2 | Formações Cativantes e Envolventes
Quando falamos de formação e aprendizagem, o storytelling é uma das formas mais eficazes de reter informação, desenvolver o sentido crítico e abrir discussões importantes e saudáveis. É importante não limitar a formação a um PowerPoint padrão!
Incorpore exemplos reais, facilitando a identificação de potenciais problemas e permitindo que a equipa desenvolva sentido crítico e seja capaz de chegar a conclusões e procurar soluções de forma rápida e independente.
3 | Sessões de Formação e Materiais de Aprendizagem Extra Online
É fundamental fornecer materiais de aprendizagem e formações online disponíveis 24/7. Apesar da atenção e do engagement em aulas e formações online ser baixo, é importante que a sua equipa tenha acesso a estes materiais como uma forma extra de aprendizagem. Para que seja possível desenvolver outras competências durante os tempos livres!
4 | Desenvolva uma Linha Aberta de Comunicação
É crucial que a sua equipa tenha abertura e à-vontade para fazer questões! Quando existe uma linha de comunicação aberta dentro da empresa, o colaborador sente-se confiante para fazer questões, dar feedback e ter em conta a opinião dos outros e aprender com ela. A comunicação é também essencial para resolver problemas e ineficiências.
5 | Motive os Seus Colaboradores
Motivação é a chave para qualquer colaborador dar o seu melhor, tentando sempre superar as expectativas.
Existem várias formas de motivação: monetária, prémios, etc. No entanto, o melhor que pode oferecer aos seus colaboradores é um bom ambiente, onde o colaborador se sinta feliz e realizado.
A competitividade entre colaboradores é de certa forma importante, mas não deve ser o que mede os resultados de cada colaborador nem o valor base da sua empresa. Incentive sim o diálogo entre colaboradores e equipas, dado que esta é uma ótima forma de aprendizagem. Trabalhar lado a lado com outras pessoas e ter abertura para aprender tanto com os seus sucessos como falhas, é uma grande vantagem para qualquer empresa.
A equipa Pluricall está em constante formação e tem como principal motivação a superação dos objetivos dos nossos Parceiros!