5 regras de ouro para trabalhar em casa na área de contact center

3 minutos de leitura

Trabalhar em casa na área de contact center já é possível.

O trabalho remoto tem sido uma tendência e em muitos casos, dada a pandemia, uma obrigatoriedade. Seja por questões de saúde seja por estratégia da própria empresa, o mercado tem notado um crescimento do número de equipas remotas.

Neste momento, na Pluricall temos várias equipas a trabalhar remotamente a partir de vários pontos do país e a garantir uma entrega de uma qualidade excecional como já habituámos os nossos clientes.

Muitas das nossas operações de contact center já estão a ser geridas remotamente com os nossos colaboradores no conforto dos nossos lares.

Esta tendência acompanha o investimento da Pluricall nas estruturas de IT e desenvolvimento. Ainda que soe bastante apelativo para todos, o trabalhar remotamente pode tornar-se facilmente um desafio gigante.

Posto isto, dada a nossa experiência com equipas remotas, estas são as 5 regras de ouro para trabalhar em casa na área de contact center.

1) Definir o teu espaço de trabalho

Quando falamos em trabalho remoto tendencialmente pensamos que podemos trabalhar em qualquer lugar da casa. Na verdade, podemos. No entanto, a nossa experiência diz-nos que quando falamos de um trabalho regular, devemos escolher um local da casa específico para trabalhar. Este local pode ser a tua mesa da sala de estar ou uma secretária num quarto secundário.

O ideal é que seja um local sossegado, que esteja arrumado, limpo e que te inspire. De preferência um local com luz solar e onde possas deixar todo o equipamento que necessitas para executar o teu trabalho.

Escolher um local específico para trabalhar, também significa que deves sair do teu espaço de trabalho quando não estás a trabalhar. Nos tempos de pausa ou no horário de almoço, sai do local onde habitualmente trabalhas para dizeres ao teu sistema que estás a fazer uma pausa e a descansar. Assim, quando regressares, regressará também a motivação e o estímulo para trabalhar.

2) Partilhar horário de trabalho com restante família e desligue as notificações

O principal desafio de trabalhar a partir de casa é sem dúvida evitar as distrações. É natural que a tua família ou amigos com quem vives, irão ter tendência a interromper-te durante o trabalho.

O nosso conselho é de que partilhes os teus horários com a tua família, incluindo os horários das tuas pausas. Explica também que quando estás no local que definiste como teu local de trabalho, é porque estás a trabalhar e não queres ser interrompido/a.

Para reduzir outras interrupções e para que não percas o foco, desliga todas as notificações de redes sociais ou mensagens.

3) Veste-te como se fosses sair.

Existe o mito que trabalhar em casa surge como sinónimo de trabalhar de pijama ou pelo menos, da cintura para baixo.

Para nós, tirar o pijama é fundamental. Vestires-te como se fosses sair é uma forma de dar uma mensagem ao nosso sistema que não estamos “de folga” e estamos prontos para trabalhar. Escolhe uma roupa confortável, mas prepara-te de forma com se fosses sair

Dica: E que tal tomar um café fora de casa antes do horário de trabalho? Além de te obrigar a tirar o pijama, ativa o cérebro para que o dia já começou!

4) Pede ajuda!

Trabalhar em casa não significa trabalhar sozinho. É natural que durante o teu dia e principalmente no período de adaptação ao trabalho remoto, surjam dúvidas que nos escritórios talvez não tivesses. Não existes em falar com os teus colegas e até para partilhares algumas “dicas” de como se estão a adaptar a esta realidade.

Comunica e mantém a relação humana com a tua equipa.

5) Planeia bem o teu dia

O mais importante é aproveitares o facto de estares a trabalhar em casa. Cria uma rotina saudável, com um plano de alimentação rico, onde tiras proveito de estares por casa.

O importante é conseguires criar um equilíbrio entre o trabalho em casa e a tua vida pessoal. Dá foco à tua vida pessoal quando estás a trabalhar assim como dás foco à tua vida profissional quando estás a trabalhar. É extremamente difícil conseguirmos estabelecer esta ponte.

Na Pluricall, desde Março de 2019 que começámos a fomentar esta possibilidade do trabalho de full time ou part-time a partir de casa. Neste momento, temos cerca de três quartos da nossa operação a trabalhar a partir de casa com resultados incríveis.

Desafiamos-te a conhecer um pouco mais sobre a Pluricall e sobre as nossas oportunidades em aberto para te juntares à nossa equipa.

Sabe mais em aqui.

Contamos contigo.

A Pluricall é uma solução de crescimento para empresas que procuram potenciar os seus negócios ao máximo. Ao longo dos nossos 20 anos de experiência desenvolvemos marcas, produtos e serviços nos mais variados setores de mercado através de estratégias globais de comunicação, telemarketing, apoio ao cliente e atendimento telefónico.

Junta-te à nossa equipa

Publicações Recentes