O apoio ao cliente é fundamental para qualquer empresa e negócio. É a ligação direta entre o cliente e a marca e por isso tem a capacidade de criar e fortalecer a relação com o consumidor.
Por outro lado, quando o apoio ao cliente é inexistente ou medíocre, gera insatisfação. Esta insatisfação leva a manifestações negativas em relação à marca, podendo estender-se a outros clientes ou possíveis clientes. E rapidamente, prejudica a imagem da sua empresa.
O customer service é a chave para fazer a sua empresa dar a volta por cima, tornando o cliente insatisfeito num defensor da sua marca. Afinal de contas, empresas que tenham a capacidade de criar e manter relações de proximidade com o seu cliente, garantem não só a sua sustentabilidade, como também o crescimento do seu negócio.
Existem diversas razões para investir no apoio ao cliente.
Preparámos as 6 razões pelas quais o apoio ao cliente é fundamental para o crescimento do seu negócio:
1 | O atendimento ao cliente representa a imagem, a missão e os valores de sua marca.
O consumidor pode ter uma ideia do que a marca é e representa. No entanto, é a precessão do cliente baseada na forma com a marca comunica através de diversos canais como as redes sociais, campanhas de publicidade e outras formas de marketing e comunicação.
Contudo, o apoio ao cliente é onde a marca tem o poder de controlar esta perceção. Existe uma comunicação direta, na qual a equipa de customer service tem a responsabilidade e o objetivo de representar a imagem e os valores da empresa.
2 | Clientes satisfeitos são uma das melhores formas de publicidade.
Os clientes satisfeitos podem ser um dos melhores e mais económicos métodos de publicidade. Desde que, a marca lhes dê razões para isso.
É uma reação em cadeia. Uma equipa de apoio ao cliente feliz e motivada, trabalhará para satisfazer e superar as expectativas do consumidor. Este consumidor extremamente feliz e satisfeito, indicará a marca a outros possíveis clientes.
Se refletirmos sobre experiências prévias com certas marcas e empresas, quando passamos por uma experiência incrível com uma marca iremos partilhá-la com familiares, amigos e/ou colegas. É algo inato e natural, o cliente partilhar e sugerir uma marca em quem confia a outras pessoas.
3 | Um excelente apoio ao cliente incentiva os consumidores a permanecerem fiéis à marca.
É essencial criar fatores que destaquem uma empresa das centenas de marcas concorrentes com produtos e/ou serviços semelhantes.
Um excelente apoio ao cliente tem o potencial de diferenciar e destacar uma marca dos seus concorrentes.
A lealdade está enraizada na confiança dos consumidores numa organização. E na realidade, é mais fácil e eficiente transmitir confiança através de interações diretas entre o cliente e a marca. Por este motivo, através do apoio ao cliente é possível construir relações duradouras e de lealdade entre o consumidor e a organização.
4 | Os consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos e/ou serviços de empresas que oferecem melhor atendimento ao cliente.
O customer service é cada vez mais um fator importante para os consumidores. Na verdade, consumidores afirmam que pagariam mais em troca de uma boa experiência de customer service. Muitos dos clientes aumentam a intenção de compra após um contacto positivo com a marca.
Muitas vezes, os clientes são influenciados por uma única experiência ou contacto com uma organização. Uma experiência positiva pode ser o fator decisivo para que o cliente se fidelize a uma marca, enquanto uma experiência negativa pode encorajá-lo a procurar uma empresa concorrente.
5 | A retenção e fidelização de clientes traz mais vantagens económicas do que a aquisição de novos clientes.
Um aumento de 5% de customer retention, equivale a um aumento de lucro de até 25%. Visto que, existe uma maior probabilidade, de clientes habituais despenderem mais numa marca em quem confiem.
6 | As empresas devem investir em soluções de contacto omnicanal.
Estamos a viver uma época onde a sociedade está cada vez mais exigente. Já não é suficiente ter uma linha de apoio ao cliente por telefone em horário laboral. A expectativa é que esteja disponível 24/7.
A maioria dos consumidores já espera uma resposta imediata através de diversos canais de comunicação como, o apoio por voz, correio, e-mail, SMS, chat, videochamada, redes sociais e web collaboration.
As soluções omnicanal são mais completas e eficazes. Os diversos pontos/canais de contacto estão interligados de forma a manter um registo de todas as interações cliente-marca. Assim, possibilitamos a partilha de informação entre as diferentes equipes de atendimento ao cliente.
A Pluricall é perita em soluções inbound e de apoio ao cliente. Permitindo um acompanhamento efetivo de toda a interação do cliente com a empresa. Este expertise estende-se a diversos setores do mercado e cumpre um acompanhamento 360º da interação do cliente. Desde o tradicional apoio ao cliente ou apoio logístico às linhas comerciais ou linhas de retenção de clientes, seja por voz, chat, email ou através de aplicativos móveis.
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